Esta plataforma foi desenvolvida a partir da percepção de que muitos estudantes, professores e profissionais ligados ao setor do agro, encontram dificuldades na busca de dados. Isso ocorre devido a grande quantidade de fontes de dados existentes sobre clima, produção vegetal e produção animal.
A logo da plataforma DADOS DO AGRO é formada pela cor azul que representa a TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO e também pela cor verde que representa o AGRONEGÓCIO. A planta no centro da logo é o símbolo do AGRO sendo contornada por um círculo em numeração binária fazendo menção a TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Cada letra do alfabeto pode ser representada por uma combinação de 08 números binários. A ordem de números binários que formam a logo, constítuem a expressão “DADOS DO AGRO“.
DANIEL SÁ FREIRE LAMARCA
A plataforma DADOS DO AGRO foi idealizada e desenvolvida por Daniel Sá Freire Lamarca. Doutorando em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa fomentada atualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e bolsa fomentada anteriormente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Agronegócio e Desenvolvimento pela Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Tupã, com bolsa fomentada parcialmente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e parcialmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui MBA em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Bacharel em Administração (ênfase em Agronegócios) pela Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Tupã. Técnico em Informática pela Escola Técnica Estadual “Professor Massuyuki Kawano” (ETEC – Centro Paula Souza), Tupã – SP. Atualmente realiza pesquisas na área de Administração, Agronegócios, Ambiência, Bem-estar Animal e Zootecnia de Precisão. Durante a graduação realizou Iniciação Científica com bolsa fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com pesquisa na área de bioenergia através de cana de açúcar. Ainda na graduação, realizou Iniciação Científica com bolsa fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com pesquisa experimental na área de irrigação com água tratada magneticamente na cultura do tomate. Além da realização de iniciações científicas, durante a graduação envolveu-se fortemente com a área acadêmica e trabalhou com diversos professores pesquisadores em diferentes áreas científicas (Agricultura Familiar, Educação Ambiental, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), entre outras). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq: Bem-estar Animal, Instalações e Ambiência (BAIA) e Sistemas Fuzzy aplicados nas Ciências Agrárias. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Bem-Estar, Ambiência e Zootecnia de Precisão (GBAZP).
E-mail: lamarca@usp.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4126194226142134